top of page

Cidade subterrânea em Toronto

Depois de refeitos da viagem via Atlanta, fomos conhecer Toronto, debaixo de chuva. Andamos pela cidade toda, por onde foi possível andar, até chegarmos na Sky CN Tower que era nosso passeio marcado para hoje, almoçar no 360 Restaurant, o restaurante giratório lá no alto da torre a 350metros de altura. Enquanto você almoça ou janta, o andar inteiro vai girando e dá para ver toda a cidade lá de cima; a noite deve ser maravilhoso, quer dizer, deve ser, porque essa não foi nossa vez de viver essa experiência... A cidade estava sob uma neblina imensa por causa da chuva, então decidimos ficar no chão e não estragar a visita e deixar a “vista” para a próxima vez que voltarmos a Toronto.


Continuamos a caminhada molhada, aproveitamos para conhecer o CF Toronto Eaton Centre na “times square" canadense, na rua principal de comércio que tem os letreiros em painéis luminosos que faz você lembrar “de passagem” a Times Square de New York.


Entramos no Eaton Centre, que é um shopping é imenso na Dundas-Yonge Square, no cruzamento entre a as principais ruas Dundas St e a Yonge St, você chega na entrada principal no térreo e pode escolher 3 andares para cima ou 3 andares para baixo, entrando na famosa “cidade subterrânea” conhecida como PATH, o que foi a nossa salvação porque eu já estava cansada de levar chuva nas costas. Aproveitei para comprar um par de galochas porque antes de ser chique eu sou prática!


Estava interessada em conhecer os famosos brechós do Kensington Market, mas nem esquentei minha cabeça em procurar pelo lugar, depois eu volto aqui e vou lá com certeza.


Sobre o PATH:

O PATH é um sistema comercial subterrâneo climatizado que liga a cidade pelo subsolo que, segundo informações do mapa local, tem 30 km de extensão que você pode percorrer pelos corredores, passarelas, entradas e saídas para o nível da rua e estações de metro. Nós não conferimos todos os corredores, até porque mesmo com o mapa do lugar em mãos a coisa mais fácil do mundo é se perder lá dentro. Então fica a dica, vá lá e confira você mesmo!


Durante o inverno rigoroso é possível se movimentar pela cidade, fazer compras e acessar os principais edifícios por esse labirinto interno de corredores e passarelas. Todo o sistema é interligado ao metro, prédios de escritórios, praças de alimentação, mercados, restaurantes, lojas, bancos, serviços e todo tipo de comércio necessário para a cidade sobreviver normalmente, além de levar você até CN Tower e o Hockey Hall of Fame e outros pontos turísticos de Toronto. Esse sistema subterrâneo é considerado o “maior do mundo” e espelha o mapa da cidade, apesar de seus corredores não serem exatamente iguais ao traçado das ruas no nível normal, dá para viver lá embaixo e só sair de vez em quando para conferir se o mundo ainda existe!


Esse nome é uma sigla que se refere à sinalização para se localizar lá dentro. Cada letra tem uma cor e indica uma direção cardeal para seguir, isto é:

  • P / vermelho / Sul;

  • A / laranja / Oeste;

  • T / azul / Norte;

  • H / amarelo / Leste.

Eu me pergunto porque não é South / West / North / East, mas como não encontrei ninguém para me explicar, isso vai para o meu livro “coisas incríveis e inexplicáveis que existem no mundo”. Talvez seja por causa do plano do metro, não sei....

Comentários


NOTAS DA AUTORA

Mundo de Dentro

Mundo de Fora

foto.png

Fotos Autorais

Marca de citação

© 2019 | Todos  os Direitos Reservados a Marta Gaino.

Orgulhosamente criado por Agência maissucesso

Success! Message received.

  • Instagram
bottom of page