top of page

Cidade de Akko e Fortaleza de Acre

Atualizado: 23 de mai. de 2020

Akko é uma cidade de Israel situada na região da Galileia, no norte da Baía de Haifa, na costa do Mediterrâneo e próxima do Monte Carmel. A cidade data da época dos fenícios e na idade média foi a “cidade dos cruzados” de 1104 a 1291, quando eles estavam defendendo ou reconquistando Jerusalém, em grandes batalhas entre os cristãos e muçulmanos, com exércitos de Saladino ou do Rei Ricardo I da Inglaterra; quem gosta de história como eu “pira nos detalhes”...


A antiga fortaleza está quase intacta e ainda existem os salões, catacumbas, muralhas, reservatórios de água e o mercado oriental que podem ser visitados, também foram descobertos túneis secretos que atravessavam a antiga cidade por onde os templários transportavam seus tesouros(!) e é impressionante estar dentro de seus salões gigantescos!


Por duzentos anos os cruzados templários estiveram no comando da região, mas houve uma batalha (com Saladino?) em que eles perderam para os turcos otomanos/muçulmanos.


Nosso guia contou que a fortaleza foi descoberta por acaso em 1958, uma criança estava brincando na região e caiu por um buraco, quando as autoridades começaram a escavar localizaram a fortaleza que está ainda hoje em restauração. Eu perguntei, mas como essa fortaleza estava escondida no chão? Ele me respondeu, ironicamente como sempre, que quem venceu a batalha desistiu de destruir a fortaleza e resolveram enterrar tudo sob a areia e construir uma cidade nova sobre ela para apagar a memória dos cruzados. Isso lá em 1200 DC. (Lembrem-se a história é escrita por quem vence a guerra!)

Rosh Haniqra

Para fechar o dia, seguimos para a rota costeira até as grutas de Rosh Haniqra, na fronteira entre Israel e o Líbano no mediterrâneo. Na região existe a formação de um complexo de túneis naturais formados pelo vento da costa nas paredes de gesso da montanha. Os túneis ficam quase ao nível do mar e dá para ouvir a água batendo nas paredes.


Entramos num bondinho minúsculo que nos levou até a entrada das grutas que são invadidas pelas águas do mar. As paredes do penhasco são de calcário no qual estão incrustados vários fosseis marinhos. Muito bonito e legal, Otávio e o grupo todo com certeza adoraram, mas para quem como eu morre de medo de balançar pendurada por um cabo de aço a 300m de altura, juntar no mesmo passeio altura do penhasco, com bondinho balançando e caverna escura, foi demais para minhas acrofobia e claustrofobia num dia só!


A passagem pelos túneis era usada na antiguidade pelas caravanas para fazer o comércio entre Líbano, Síria, Israel, Egito e África. Essas cavernas tiveram um papel importante na história das guerras locais, antigas e atuais, os ingleses construíram em 1948 uma série de túneis para uma estrada de ferro ligando a Europa à África, que foi destruída por Israel na década de 60 para evitar seu uso pelo vizinho do norte, o Líbano.


Lugar interessante, mas como eu não gosto de túneis e cavernas, para mim foi assim-assim...

Posts recentes

Ver tudo
Cash, Shekel ou cheque?

Essa história é preciso contar em detalhes... Almoçamos em Akko (Acre) num hotel com algumas estrelas. Enquanto ainda estávamos comendo,...

 
 
 

Comentários


NOTAS DA AUTORA

Mundo de Dentro

Mundo de Fora

foto.png

Fotos Autorais

Marca de citação

© 2019 | Todos  os Direitos Reservados a Marta Gaino.

Orgulhosamente criado por Agência maissucesso

Success! Message received.

  • Instagram
bottom of page