Grand Bazaar - Kapalı Çarşı
- Marta Gaino
- 19 de ago. de 2011
- 2 min de leitura
Hoje foi o dia do Grand Bazaar - Kapalı Çarşı
- Sim! essa palavra tem um C cedilha maiúsculo e um S com cedilha).
Pense numa pessoa que não dormiu a noite de ansiedade por esse passeio!
O Grande Baazar foi criado no século XV, é um grande prédio “quadrado” com 4 grandes portões de entrada e estima-se que existam 5mil lojas estabelecidas dentro dele, fora as que estão do lado de fora nas ruas e proximidades.
Ao entrar você tem de parar e se situar para ter uma ideia de por onde ir, o guia nos disse que são 60 corredores internos, mas eu me senti perdida num labirinto no meio de tantas lojas, bancas, stands, vendedores, turistas, sons, cores e sabores maravilhosos de olhar e sentir na pele o que é verdadeiramente um mercado turco!
Tem de tudo o que você imaginar além de coisas “além de sua imaginação”: tapetes e luminárias, lustres e abajures de mosaico coloridos; doces e especiarias; artesanatos em madeira, pedra, cerâmica e metal; jóias e tecidos finos; roupas, sapatos; jogos e brinquedos; e uma miríades de miudezas que transpiram cultura por onde você passa. Mas também tem cafés e restaurantes e loja de cambio, tem de tudo um pouco e muito mais!
Mas o mais pitoresco são os vendedores e a tradicional “negociação”, se você olhar para alguma peça tenha certeza que o vendedor vai surgir na sua frente te oferendo por um preço exorbitante, exatamente para que você faça uma contraoferta, uma pequena estatueta de dançarino dervixe que gira, que começou por 10usd, acabou por 2usd e um aperto de mão. Eles falam qualquer língua, o vendedor negociou em português com Otávio e eu sai feliz da vida com meu dervixe lindinho! Era tanta coisa para ver que nenhuma foto ficou boa! Mais um lugar que vou ter de voltar...
Por ali por perto, não sei mais aonde estávamos, tem o Mercado de Especiarias ou Mercado Egípcio, com temperos típicos e especiarias, doces e chás, que não conhecemos aqui no Brasil. Fosse eu uma grande cozinheira teria feito a festa para trazer na mala, kkk, aproveitamos as degustações e seguimos em frente. Um chá delicioso que experimentei foi o çay – chá de romã, em todo lugar pela cidade você encontra os vendedores com uns tambores de chá quente. Eles te servem com uma concha num copo descartável e você segue andando seu passeio.
E no meio do passeio, não dá para fugir o sorvete Dondurma, delicioso... uma pasta macia que o vendedor fica mexendo e brincando com o freguês até que decide colocar no copinho e dar em sua mão. Vale a pena a brincadeira. Não sei se só fazem a brincadeira com os turistas, mas achei o vendedor bem humorado alegrando o povo na rua.
Posts recentes
Ver tudoContinuamos a conhecer a cidade de ônibus junto com o grupo. Hoje fomos ao palácio que foi construído no século 17, segundo nosso guia,...
Istambul ou İstanbul em turco, é a única cidade do mundo dividida entre dois continentes, uma parte fica na Europa e outra na Ásia. e é...
Comments