top of page

Museum Te Papa Tongarewa

O Museu da Nova Zelândia Te Papa Tongarewa é o museu nacional da Nova Zelândia. Situa-se em Wellington, e seu nome pode ser traduzido como "o lugar dos tesouros desta terra". É um museu fantástico para que tem curiosidade e gosta de esmiuçar a história de um lugar, assim como eu.


Logo na entrada do lado de fora havia uma exposição Terracotta Warriors: Guardians of Immortality sobre os guerreiros chineses, lá dentro estavam alguns originais dessas estatuas em tamanho real, o que foi fantástico de ver!


Um andar inteiro é reservado para a exposição sobre a cultura dos Maori e da formação da civilização do Sul do Pacífico, porém tem várias placas dizendo que "não pode tirar fotos para proteção da cultura", nem sem flash. Mas existem reproduções de barcos enormes, casas de comunidade, casas de moradias, máscaras e artefatos incríveis.




Num outro andar está a exposição "Gallipoli: A escala da nossa guerra", que mostra a participação da NZL na 2ª guerra mundial. Além de todas as fotos e utensílios dos soldados em cada canto, tinha umas estátuas (6) super realistas gigantes que encenavam algum momento de algum soldado. Foi realmente impactante! Algumas estatuas sentadas tinham 2m de altura, toda a vestimenta e acessórios foram feitos com os materiais originais que os soldados usaram. Foi de arrepiar. Veja a descrição do próprio museu sobre essa exposição:



"Gallipoli: A escala de nossa guerra combina o mundo dos museus com a arte criativa de classe mundial da Weta Workshop para você mergulhar na campanha Gallipoli de oito meses.

A exposição inovadora conta a história através dos olhos e palavras de oito neozelandeses comuns que se viram em circunstâncias extraordinárias. Cada um é capturado congelado em um momento do tempo em uma escala monumental - 2,4 vezes o tamanho humano.

As esculturas gigantes gastaram 24.000 horas para criar, e inúmeras horas foram gastas pesquisando suas ricas histórias.

A tecnologia de ponta também foi usada para criar mapas 3D e projeções, miniaturas, modelos, dioramas e uma série de experiências interativas que dão vida à história de Gallipoli da Nova Zelândia.

No total, 2.779 kiwis perderam suas vidas em Gallipoli, e muitos outros foram marcados para sempre. Gallipoli: A escala da nossa guerra leva você ao centro desse evento definidor." https://blog.tepapa.govt.nz/2015/07/02/gallipoli-the-scale-of-our-war-in-poppies/


Em outra área encontramos a emocionante exposição “Mixing Room - Human rights at Te Papa”, uma sala sobre os refugiados que procuraram abrigo na NZL. Você segue por um corredor que conta histórias de jovens refugiados na Nova Zelândia.com uma marcação do tempo em anos que indica quais povos fugiram de qual tragédia e quando chegaram a NZL. É emocionante percorrer esse corredor ouvindo os áudios dos refugiados, lendo os marcos e vendo as fotos, no final você pensa na grandeza da alma do povo que acolhe toda a humanidade sem distinção de raça, credo, religião e abre os braços apenas porque são irmãos necessitando e ajuda.



"A exposição Mixing Room

O interessante de The Mixing Room é que agora ele tem cinco anos, mas é mais importante do que nunca com os eventos recentes na Europa.

A Sala de Mistura explora o direito humano à proteção contra perseguição. Conta histórias extraordinárias de jovens refugiados, mostrando o rosto humano além das crises humanitárias

Quando desenvolvemos The Mixing Room pela primeira vez, quase não havia refugiados vindos da Síria para a Nova Zelândia, então suas histórias não apareceram na exposição. Desde então, milhões de pessoas foram deslocadas desde o início da crise síria.

O governo da Nova Zelândia comprometeu-se a reinstalar 750 refugiados sírios na Nova Zelândia nos próximos dois anos e meio. Eles seguirão jornadas semelhantes aos jovens em nossa exposição."


Comentarios


NOTAS DA AUTORA

Mundo de Dentro

Mundo de Fora

foto.png

Fotos Autorais

Marca de citação

© 2019 | Todos  os Direitos Reservados a Marta Gaino.

Orgulhosamente criado por Agência maissucesso

Success! Message received.

  • Instagram
bottom of page