Viagem de bonde por San Francisco
- Marta Gaino
- 11 de set. de 2015
- 1 min de leitura
Para muito além de ser uma atração turística, andar de bonde em SFO é crucial para se chegar em qualquer lugar da cidade, mesmo que a maioria dos passageiros sejam turistas. Existem apenas três linhas do Cable Car em funcionamento na cidade, pelo custo de manter os bondes funcionando e também por toda a rede de transportes modernos que existem em SFO, então os bondes são um elemento histórico, tradicional e original da cidade que os são-francisquences fazem questão e sentem orgulho de manter e que foi declarado Patrimônio Histórico Nacional da década de 60. Existe também o museu do bonde que vale muito ser visitado!! http://www.cablecarmuseum.org/
Os bondes originais eram puxados por cavalos, e com a modernização, desde 1873, passaram a ser eletrificados por cabos aéreos e trilhos no chão, mas ainda são manobrados manualmente, e o processo de pôr o "bonde nos trilhos" é impressionante!!
O bonde chega ao final da linha e é girado numa plataforma rotatória manuseado através de alavancas, e enquanto esperamos na fila para a próxima viagem ficamos “torcendo” para que tudo dê certo e o bonde se encaixe nos trilhos sem acidentes. Ficamos na rotatória vendo o espetáculo do motorista e seus ajudantes até que pudemos entrar no bonde e fazer a viagem de volta.
Não existe integração entre as viagens de bonde e os outros meios de transporte, então apesar da passagem ser cara, encare tudo como um passeio a um “museu vivo”, entre e viaje sentado ou em pé do lado de fora, conforme sua sorte ou prazer e se divirta muito apreciando a cidade.
Quer saber mais, visite esses links oficiais sobre os cable car.
Comentarios